sábado, 27 de fevereiro de 2010

Torto, do contrário e ao avesso...



De ponta cabeça desde de lá do berço, estardalhaço de uma palhoça. Pronto a ser palhaço, tom de quase outono, pierrot errado. Carnaval-Narciso, meio que mal visto, semi-indeciso, que caiu em Março.
Só tamborilo com os dedos o nosso enredo, fico parado no andamento: concedo tarde, retardo cedo, a marcação me deixa surdo e com marcapasso.
Entro no Bloco dos Banguelas com Bengalas: quão mais velho mais que valha as minhas falhas de alegoria. Alegaria que não me interesso por outro adereço além do endereço da cabrocha linda que eu vi nessa ala.



Aliá-la é mais feeling do que fala: não me adianta o intelecto, conhecimento léxico... Ela livre na malemolência e eu com um livro na mala. Ela folia, eu folheio. Leio a história de outros mestres que dançaram nessa sala.
Sou Arlequim de quinta com quesitos esquesitos: não entendo essa gente, esse flash, todos tão contentes jogando confete, todos tão mambembes com seus copos breves.
E esses encontros repentinos de serpentina curta? Passarão da Quarta? E o folião nesse salão como uma pipoca? Suado, engordurado e aos pulos à procura de uma boca.



Veste o corpete, joga a poeira pra debaixo do carpete, não se levanta! Troca plumas e paetês por pão pullman com patê que hoje é nossa a descoberta. É Colombo e Colombina boca-a-boca, de ficar de boca aberta.
Mas se ela pede até saboto a labuta, enfrento o vento, toco o tarol num toró, faço um coral ancorar nos seus ouvidos! Canção do mar... Remando... Rei-Momo mesmo declara quase todo o seu aval.
Tem das forças navais, desse e de outros carnavais, tem de toda a juventude e tem da alma do boêmio: nós unidos e acadêmicos ou eu meio vovô, já gagá, mandando a ver no agogô! Tem um pouco de cada dose. O nosso apogeu é mais um samba entre ela e eu, arrebentando na apoteose.

PARA LER OUVINDO: "Todo Carnaval Tem Seu Fim" do Los Hermanos, do álbum "Bloco do Eu Sozinho" de 2001.

27 comentários:

Marcello Lopes disse...

Alan.

Muito bom, quase me vi dentro da sapucaí entre os foliões.

Abraços.

Anônimo disse...

Belo jogo de palavras da folha à folia.
Pra lembrar o que queremos esquecer: Todo carnaval tem seu fim.

Celamar Maione disse...

Maneira criativa de falar do carnaval. Gostosa.
Pensei na música de Carlinhos Lyra : " Acabou nosso carnaval...ninguém ouve cantar canções....." e vai por aí.

Boa semana !

Caio Rudá de Oliveira disse...

Muito, muito bom. Boas referências, boa rima, bem-humorado, poético.

Gostei.

Alexandre Terra disse...

gostei bastante.....a estrutura, o jogo de palavras, bem legal! parabens!

Unknown disse...

muito bom...belo texto...

Tania Montandon disse...

Gostei do seu blog e do seu estilo de escrita, com jogo de linguagem espontâneo, topa fazer parceria? Tenho vários blogs, pode escolher se algum lhe agradar e me dá um toque.
beijo

Equilibrista disse...

Rapaz, eu gosto muito da dança das suas palavras.. é um vai e vem tão profundo que minha cabeça dá umas cambalhotas.. rs.

P.S.: Fica a vontade quanto à imagem do Pierrot, não tem problema.

Bjos.

Márjorye Fernandez disse...

Cara como me sinto orgulhosa de ti lendo seus textos. Cada dia melhor, jogando com as palavras de uma forma gostosa de ler. Amei mesmo.
PS: amei seu comentário, vc sabe que é sempre muito bem vindo...

.Fran. disse...

adoro o ballet das tuas palavras, o jogo, as combinações... criativa crônica carnavalesca.
Adorei!

Beijos!

.Fran. disse...

adoro o ballet das tuas palavras, o jogo, as combinações... criativa crônica carnavalesca.
Adorei!

Beijos!

Tania Montandon disse...

Oi Alan, a intenção é que o blog Parcerias seja um blog coletivo, todo mundo faz sua divulgação por aqui e fica sabendo do que há nos outros blogs, como uma reunião de diverentes blogueiros ra trocarem informações e divulgar seus trabalhos a quem interesse. Basta deixar seu link e coloco ali no lado direito, assim como os outros.
beijo

Tania Montandon disse...

* errata
Parcerias

Fábio Salses disse...

Visitando o amigo.Olha Allan,o jogo que tu faz com as palavras,algo como um jogral solo é demais interessante e textualmente atrativo.A máxima que um cantor de rock morto aos 27 no inicio dos anos 70 disse se faz necessária:" "Eu vejo-me como um ser humano sensível e inteligente, mas com um coração de palhaço que me obrigar a estragar tudo nos momentos mais importantes. " Abrç!

EM CARNE VIVA! (V)
http://oficinamissoes.blogspot.com/

MURILO DE OLIVEIRA disse...

Muito bom,se não se importar usarei alguns textos em meu programa de rádio,abraços,sucesso!

Bela disse...

Eis uma das melhores coisas de estar de volta: voltar a te 'ler', moço das belas letras. Adoro o jeito como você domina o dom da palavra.

Todo carnaval tem seu fim...mas a primavera sopra pr'um caminho mais feliz...mais feliz...

Beijo e venha voar comigo

Kelly Christi disse...

ê mocinho tue as palavras
as palavras e tu
palavra tu voce

rrrsss
olha eu querendo fazer como vc...rrrssrsrs nada demias, foi apenas uma brincadeira controversa

voltei pro meu deleite depois passa lah

TEREZA disse...

Parabens Alan, seu blog esta com varios seguidores !

Ana Yasha disse...

Comecei a ler e antes que chegasse ao fim para ver sua recomendação de música, já tinha cantado ela toda em pensamento. Todo carnaval tem seu fim. Não há como ler sobre carnaval e poesia e não lembrar de Todo carnaval tem seu fim, não há como ler sobre Pierrot e não lembrar do Los Hermanos. Não há como vir aqui e não lembrar do Los Hermanos, eu diria. Não há como vir aqui e não associar sua 'poesia' a uma música digna dela.

Enfim, estou voltando, aos poucos, tentando recuperar o tempo perdido, de volta à civilização. haha.

Beijo grande de saudade que eu estava disso aqui. :*

Anônimo disse...

sempre que leio algo aqui eu gosto, parabens!

Franciele Valadão disse...

Muuito bom o post.

Unknown disse...

Muito bom *-* Adorei.

Anônimo disse...

achei muito foda a foto da boneca e da menina do olho azul.

Devaneios dela disse...

Que texto lindo! Parabéns pelas letras. Adorei!

Devaneios dela disse...

Olá..vim agradecê-lo pela visita. adorei teu comentário..você também tem um blog maravilhoso, fico agradecida se divulgar o 'outrossim' por aqui, como você havia sugerido. Vou seguir teu conselho e divulgar um pouco mais..um bjo grande!

Mariana Braga disse...

Uau! Interessante
seguindo :D

Larissa Nunes disse...

Seu blog é ótimo, gostei muito..